Criatividade: uma característica que potencializa muitas competências

Criatividade: uma característica que potencializa muitas competências

Somos criativos apenas quando crianças/adolescentes? Uma característica tão trabalhada em nossa infância, mas esquecida ao longos dos dias. Alguns podem estar pensando: “O que a criatividade tem haver com negócios, trabalho, resolução de problemas ou coaching?” Por incrível que pareça os grandes lideres são os mais criativos.

Lidar com conflitos, intrigas, imprevistos, queda do faturamento, dívidas, concorrência, turnover, desmotivação, tomada de decisão, feedbacks são alguns exemplos de situações em que o líder poderá enfrentar. Criar maneiras diferentes de solucionar o problema exige do líder a capacidade de sair da rotina e proporcionar a sua equipe novas intepretações para o mesmo fato. Podemos agir com criatividade mesmo nas situações mais complicadas, e é justamente nessas ocasiões que ela faz a diferença, seja no ambiente de trabalho ou fora dele.

A criatividade encoraja a espontaneidade, amplia o fluxo de ideias, aumenta a autoestima e auxilia no aprendizado, além de contribuir para o aumento da produtividade.

É fácil ser sempre criativo? Para algumas pessoas sim, mas para a maioria delas, nem tanto. A criatividade precisa ser exercitada todo dia para se tornar um hábito. Devemos entender a criatividade como uma ferramenta que nos impulsiona a alcançar objetivos e resultados.

Você é criativo? Vamos testar? Crie/inove alguma coisa em seu trabalho. O que poderia ser diferente? Aproveite enquanto alguns estão envolvidos e se lamentando com a crise, vai lá, faça e aconteça!!