
Você já se perguntou por que é tão difícil fazer uma escolha? Você já passou por essa situação, o tempo vai passando e você não consegue se decidir? Há inúmeros motivos de isso acontecer, vou listar os mais recorrentes:
- Toda escolha envolve uma relação de perda e ganho: as pessoas precisam entender que ao escolher UMA opção, vamos deixar VÁRIAS para traz e por isso é tão doloroso. Mas é exatamente isso que faz do processo decisório se tornar algo fascinante. Saber escolher requer dedicação, paciência e muita sabedoria.
- Não temos garantia que a nossa escolha foi a certa: o mais importante aqui é a insegurança. Acreditar, querer e se arriscar é fundamental para você sair da zona de conforto e começar a agir.
- Difícil arcar com a responsabilidade e consequência da escolha: você será o único responsável pela escolha, isso quer dizer que se der certo você será vitorioso, mas se der errado, sofrerá as consequências, podendo ser cruéis ou não.
- Tudo sempre tem o lado positivo e o negativo: numa mesma escolha você pode ao mesmo tempo acertar e errar, isso dependerá da forma que tais interpretando a situação.
- Precisamos justificar as nossas escolhas: depois de passar por um processo de autoconhecimento e, finalmente decidir, passamos para a segunda etapa: convencer as pessoas. Essa etapa é desnecessária, descarregando ainda mais a nossa energia. Antes de começar a se justificar, responda as seguintes perguntas: O que os outros tem a ver com a sua decisão? Quais serão as influências? Eles vão poder te ajudar?
Escolher, tomar uma decisão, arcar com as responsabilidades e consequências e não ser influenciado pelos outros NÃO É FÁCIL. Mas é extremamente necessário para a sua evolução e crescimento. Aprendemos com as nossas escolhas e com os acertos e, principalmente, com os nossos erros.
Quando você estiver com muita dificuldade de escolher algo, faça a seguinte pergunta para você mesmo: O que é REALMENTE importante para mim? Quando conseguimos responder essa pergunta, a nossa decisão fica muito mais fácil. Isso implica em conhecer você mesmo. O coaching ajuda no processo de autoconhecimento. Vem comigo, é um caminho cheio de surpresas, insights e reconhecimentos.