Filmes, quem gosta?

Filmes, quem gosta?

Quando a fala (conversa) não é suficiente ou não é a mais apropriada no momento, costumo indicar filmes, letras de música, gravuras, vídeos ou entrevistas para os meus clientes até chegarem no insight certo. Cada um irá fazer a sua interpretação, mas o mais importante é ser tocado de algum jeito.

Por isso resolvi fazer uma lista de filmes que considero importantes para qualquer pessoa ou situação.

Segue a lista e espero que vocês gostem:

Filmes:

*INVICTUS* – Nelson Mandela (Morgan Freeman) e Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, incentivam a seleção nacional para que seja campeã, unindo a população através do esporte. _Liderança, determinação, motivação.

*DESAFIANDO GIGANTES* – Grant Taylor (Alex Kendrick) técnico de futebol americano, nunca conseguiu levar sua equipe ao título da temporada. Além do mau desempenho no trabalho, Grant deve enfrentar outros problemas graves em casa e seu estado psicológico e moral nunca esteve tão abatido. _Superação, desafios, liderança_. (Uma das melhores cenas de motivação, liderança e coaching que já vi, está neste filme!)

*O JOGO DA IMITAÇÃO* – Alan Turing, um matemático, de perfil extremamente introspectivo e analítico, assume o comando de uma equipe altamente especializada e mostra que com apoio, determinação e muito esforço, este perfil pode ser um líder e vencer o desafio de acabar com uma guerra. _Equipes, relacionamento interpessoal, escolhas profissionais.

*UM SONHO POSSÍVEL* – O longa revela uma bondade assustadora de tão bonita através da história de superação de Big Mike (Aaron Quinton). Um rapaz que veio de um lar destruído e passou por 7 escolas diferentes até ser adotado por uma família de classe alta. Com enorme talento e motivado pela mãe adotiva, o garoto enfrenta diversos desafios e acaba se tornando um grande astro do futebol americano. Sandra Bullock, que interpreta a mãe adotiva, levou o Oscar de Melhor Atriz e o mérito de mostrar que ainda existe gente boa no mundo. Amor incondicional, doação, escolhas profissionais, talento.

*12 ANOS DE ESCRAVIDÃO* – É um filme de drama épico, uma adaptação da autobiografia homônima de 1853 de Solomon Northup, um negro livre nascido no Estado de Nova Iorque que foi sequestrado em Washington, D.C. em 1841, e vendido como escravo. Ele trabalhou em plantações no estado de Louisiana por 12 anos antes de sua libertação. Brad Pitt produz e atua no filme. Uma história de resiliência e superação. Liberdade interior.

*A VIDA É BELA* – A história acontece durante a segunda guerra, na qual o simpático judeu Guido e seu filho Giosuè são deportados para um campo de concentração e Dora, a mãe, decide acompanhá-los. Pai e filho ficam juntos e durante todo o tempo de prisão Guido consegue transformar cada momento de humilhação, repressão e violência em situações do suposto jogo em que o garoto vai participando e se divertindo. Alternando momentos de risos e lágrimas, a mensagem de que podemos ver o mundo de modos diferentes e proteger quem amamos é transmitida de forma doce e lúdica. Amor incondicional, superação, criatividade, resiliência.

*WALT ANTES DO MICKEY* – Walt Disney foi um animador e empresário que passou por uma década de muitos fracassos na tentativa de criar um estúdio que o transformaria em um ícone mundial._Para todos um exemplo de garra e determinação, pois enfrentou preconceitos e muitos desafios. Aos empreendedores uma motivação a mais.

*THE WAY STEVE JOBS HAS CHANGED THE WORLD* – Documentário com duração de 45 minutos mostra um pouco da história de Jobs e suas “invenções”, vale assistir e conhecer um pouco sobre esta personalidade tão instigante. Criatividade, escolhas.

*BEN-HUR* – É a história épica de Judah Ben-Hur, um príncipe acusado de traição. Destituído de seu título, afastado de sua família e da mulher amada, Judah é forçado à escravidão. Depois de muitos anos no mar, Judah retorna à sua pátria em busca de vingança, mas encontra a redenção. Uma história de força interior, alianças e superação.

*MÃOS TALENTOSAS* – Ben Carson (Cuba Gooding Jr.), menino pobre de Detroit, sempre levou uma vida desmotivada, já que tirava notas baixas e não tinha perspectivas de um grande futuro. O que ele e os que estavam ao redor não esperavam era que ele se tornaria um neurocirurgião de fama mundial. Superação, educação, resiliência.

Contribuição da Coach e Analista Comportamental. Jaqueline do grupo Talkcoaching 02.