O poder do hábito

O poder do hábito

Alguém já leu o livro O Poder do Hábito? De Charles Duhigg?

Pelas atuais demandas dos meus clientes, achei interessante trazer um pouco desse livro para vocês, a seguir:

 

Primeiro de tudo, vocês sabem o que é um hábito? Trata-se de um processo em que o cérebro converte uma sequência de ações numa rotina automática. Sendo que a rotina sempre acontece por meio de hábitos.

Alguns comentam comigo que são inimigos do hábito, que eles só nos atrapalham. Vou tentar mostrar para vocês, então, o outro lado também.

Você teve algum problema para decidir se deveria escovar os dentes antes ou depois de tomar banho? Parou para decidir se amarrava o tênis esquerdo ou o direito primeiro? Claro que não! Esse é o lado positivo do hábito, pois uma vez que aprendeu e se instalou em nosso cérebro, não esquecemos mais, torna-se automático. Então, quando o hábito surge, o cérebro para de participar totalmente da tomada de decisão.

E como os hábitos surgem? Surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço. Os hábitos permitem que nossas mentes desacelerem com mais frequência. O problema é que o nosso cérebro não sabe a diferença entre os hábitos bons e ruins. Isso explica porque é tão difícil criar hábito de fazer exercício ou de mudar de alimentação. Uma vez que adquirimos uma rotina de sentar no sofá em vez de sair para correr, esse padrão continua para sempre dentro das nossas cabeças. Os hábitos nunca desaparecem de fato. Isso é uma vantagem, pois seria terrível se tivéssemos que reaprender a dirigir sempre depois de voltar de férias. Por outro lado, os maus hábitos poderiam ter uma vida mais curta, não concordam? Mas, infelizmente não é assim que funciona.

Talvez não nos lembramos das experiências que criaram nossos hábitos, mas uma vez que estão alojados dentro dos nossos cérebros, eles influenciam o modo como agimos. E é por isso que, embora o processo de mudança de hábito seja fácil de descrever, não necessariamente é fácil de realizar. Mudar de hábito exige muita DETERMINAÇÃO.

Além da determinação, outro fator importantíssimo para a mudança de hábito é acreditar que ele possa mudar. A FÉ faz uma grande diferença. Se você quer mudar um hábito, precisa encontrar uma rotina alternativa e ter muita AUTODISCIPLINA.

Os hábitos mais importantes são os que quando começam a mudar, desalojam e reformulam outros padrões. Tudo muda, tudo fica melhor. Esses hábitos são chamados de Hábitos Angulares. A FORÇA DE VONTADE é o hábito angular mais importante para o seu sucesso individual.

Não se esqueça: para mudar um hábito, você precisa primeiro DECIDIR mudá-lo!!

Tens algum hábito que você gostaria de modificar? EU TENHO O PASSO A PASSO para que você consiga obter apenas hábitos bons. Se você está decidido, determinado e com força de vontade para mudar, vem comigo que eu lhe mostro o caminho.