Por que planejar?

Por que planejar?

“Já foi mencionado que o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras, nos primeiros anos de existência, atinge percentuais próximos aos 70% ou mais, o que tem sido motivo de analise e discussão em vários âmbitos da sociedade, do meio acadêmico ao empresarial. Esse retrospecto não é uma particularidade das empresas brasileiras. Mesmo nos Estados Unidos, pais referência em empreendedorismo e criação de pequenas empresas de sucesso, a mortalidade das chamadas start-up também é alta, chegando a índices próximos aos do caso brasileira, acima de 50% em algumas áreas de negócio. Mas qual seria o principal motivo para esse péssimo desempenho de empresas criadas na economia mais ativa e convidativa ao surgimento de novos negócios em todo o mundo? Uma pesquisa do SBA (Small Business Administration), órgão do governo americano de auxilio as pequenas empresas daquele pais, pode apontar a resposta. Apenas 2% dos casos de fracasso das start-ups americanas tem causas desconhecidas. Os demais 98% podem ser agrupados e resumidos e uma única conclusão: falha ou falta de planejamento adequado do negócio.” Livro: Empreendedorismo – Transformando ideias em negócios (José Carlos Assis Dornelas

O autoconhecimento é o inicio de toda e qualquer jornada para quem busca resultados eficientes e positivos. Você precisa conhecer o seu ambiente interno (forças, pontos fortes, fraquezas, pontos fracos) para que esteja preparado para aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças.

Projetar o futuro profissional já no inicio da carreira pode contribuir para potencializar as chances de sucesso e despertar mais cedo o sentimento de realização. É importante que se estabeleça aonde se quer chegar com metas e, principalmente, com um objetivo a ser alcançado. A falta desse norte faz com que os profissionais se percam no caminho.

Sem saber que rumos dar a sua vida e carreira, o profissional deixa o desenvolvimento e o crescimento a mercê do destino e da empresa em que trabalha. Planejamento estratégico é o grande diferencial para o profissional que deseja obter mais sucesso em sua vida e carreira.

Parece difícil ter um planejamento? Mas não é! Com apenas três passos você pode conseguir:

  • Definir para onde se deseja ir;
  • Diagnóstico da situação atual;
  • Definir as ações para a expansão de mercado e diferenciação.

Ficou curioso como isso funciona na prática? Podemos trabalhar esses três passos no processo de coaching.

Só não conquista o sucesso quem não quer!!