Você é desarrumado ou perfeito?

Você é desarrumado ou perfeito?

No momento eu estou lendo o livro “Desperte seu Gigante Interior – Como assumir o controle de tudo em sua vida” do Anthony Robbins e gostaria de compartilhar alguns trechos com vocês, pois achei muito interessante e os ajudará a refletir um pouco também.

“- Papai, por que as coisas se tornam desarrumadas com tanta facilidade?

– O que esta querendo dizer com “desarrumadas”, querida?

– Sabe como é, papai. Quando as coisas não são perfeitas. Olhe para a minha escrivaninha agora. Esta cheia de coisas. Desarrumada. E ontem a noite me esforcei ao máximo para deixar tudo perfeito. Mas as coisas não permanecem perfeitas. Tornam-se desarrumadas com a maior facilidade!

O pai perguntou a filha:

– Mostre-me como é quando as coisas ficam perfeitas.

Ela arrumou cada coisa nas posições determinadas, e depois disse:

  • Ai está, papai, agora ficou perfeito. Mas não continuara assim.
  • E se eu deslocar esta caixa de tinta pra cá, por cerca de um palmo? O que acontece?
  • Ora, papai, agora ficou desarrumado. Além do mais, teria de estar reta, e não torta, como você deixou.
  • E se eu mudasse este lápis pra cá?
  • Está desarrumado outra vez.
  • E se deixasse este livro aberto?
  • Também fica desarrumado!
  • Querida, não é que as coisas fiquem desarrumadas com mais facilidades. Acontece apenas que você tem mais meio para desarrumar as coisas, e só tem um meio para deixar tudo perfeito.”

“A maioria das pessoas cria numerosos meios de se sentir mal, e apenas uns poucos meios de se sentir realmente bem. A verdade é que você não precisa ter regras absurdamente difíceis para manter seu ímpeto! Se uma pessoa formula regras muito exigentes, muito dolorosas, logo vai descobrir que não pode vencer, não importa que faça, e passa a experimentar o desamparo adquirido. Claro que queremos usar o poder dos objetivos, a atração de um futuro irresistível, para nos projetar para a frente, mas devemos ter certeza de que no fundo de tudo existem regras que nos permitem ser felizes em qualquer momento que quisermos.”

 

Então eu pergunto a vocês: Suas regras o fortalecem ou enfraquecem?