Desânimo do funcionário: culpa de quem?

Desânimo do funcionário: culpa de quem?

Por que um colaborador deixa de se comprometer com o trabalho? O que acontece, de uma hora para outra ele não serve mais? Será mesmo que é de uma hora para outra ou líderes que não percebem? Vamos refletir sobre isso.

O novo colaborador entra na empresa, super motivado, interessado, mostra tudo que sabe, ótimas iniciativas, dinâmico, excelente memória, ativo, prestativo. A sensação é que a empresa encontrou a pessoa certa para o lugar certo.

Durante a entrevista, o colaborador tenta “vender o seu peixe” da melhor forma possível. O que vocês, talvez, não saibam, é que a empresa também faz isso. Trata-se de um processo de sedução das duas partes cada uma querendo conquistar o outro. Faz parte do jogo. Mas CUIDADO: a promessa, de ambas as partes, será cobrada. A empresa irá cobrar todas as competências que o colaborador prometeu ter ou ser, e este irá cobrar todos os benefícios de trabalhar na empresa.

Se o colaborador não cumpre, o que acontece? Ele é demitido, simples assim. Mas quando a empresa não cumpre? Geralmente ela tenta distorcer a situação e a culpa se volta para o colaborador. Isso acontece, pois as empresas não conseguem perceber o erro que estão tomando. O funcionário irá cobrar, esperar, cobrar novamente, esperar… e se nada acontecer? Inicia o processo de desanimação.

Você quer alguém que vista a camisa da empresa? Mas o que tais oferecendo para que isso aconteça? Entenda: a retenção de talentos gera custo e tempo. Não adianta só acertar na contratação e abandonar o funcionário, sem oferecer apoio. Os novos colaboradores percebem quando estão fazendo papel de bobos. Na primeira oportunidade que tiverem, irão sair. Bons funcionários não se abalam com a crise.

Volto a perguntar: é justo culpar os funcionários? A culpa é de quem? Vamos prestar um pouco mais de atenção nesse processo.

Você já ouviu falar em Programa de Apadrinhamento? Não? Vem comigo, eu posso facilitar a retenção de talentos para você. Chega de ficar perdendo bons funcionários.